Decorreram nos dias 12/13 novembro 2016 os Campeonatos Nacionais Absolutos de Orientação Pedestre onde, mais uma vez, a nossa equipa se portou a grande altura alcançando o título de Campeã Nacional por clubes, em masculinos, feito que já tinha sido conseguido no ano anterior.

Aconteceu no passado dia 13 de novembro, na região do Alentejo Central, no mapa da S. Bartolomeu do Outeiro, próximo de Torre de Coalheiros,

Este evento teve uma prova de qualificação no dia 12 na zona de Viana do Alentejo, com a final a decorrer no excelente mapa de S. Bartolomeu do Outeiro e contou para a Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2016.

A organização do Campeonato Nacional Absoluto, pertenceu ao Clube da Natureza de Alvito (CNAlvito) e do Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano (COALA), sob a égide da Federação Portuguesa de Orientação (FPO), contando com as parcerias da Câmara Municípal de Viana do Alentejo, da Câmara Municipal de Évora e os apoios das Juntas de Freguesia de Viana do Alentejo e de Torre de Coelheiros.

No primeiro dia,12 de novembro, decorreram as qualificatórias, em Viana do Alentejo, em que todos os percursos de apuramento para a final eram semelhantes.

A ADFA colocou 4 atletas femininas e 12 atletas masculinos, nas Final A, alcançando o referido título, em masculinos para o qual contaram os melhores 5 atletas dessa final.

colectivo

No setor feminino a jovem Filipa Rodrigues sagrou-se Vice-Campeã.

filipa

Nos restantes escalões, que não alcançaram a final, foram alcançados os seguintes lugares de podium.

João Barrulas 3º – H55                                       Maria do mar 3ª – D14

Jacinto Eleutério 1º – H60                                  Alice Silva 1ª – D50

Luís Sousa 2º – H60

 

 

Terminada a época de 2016 e após este Campeonato Nacional Absoluto, A ADFA alcançou o 1º lugar do RanKing de Clubes, na Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2016, com a pontuação alcançada no decorrer da época dos melhores 7 atletas jovens (H/D15, H/D17 e H/D20), dos melhores 7 atletas seniores (H/D21E, HD21A), e dos melhores 7 atletas veteranos (H/D40, H/D50, H/D60), de ambos os sexos.

De relevar o excelente apoio que nos foi disponibilizado ao longo do ano pela Câmara Municipal de Évora e pela unidade Militar sediada na nossa cidade. Só com cedência de transportes por estas entidades foi possível a deslocação para as provas que pontuavam para o ranking nacional, o que nos possibilitou alcançar o 1º lugar no ranking final.

2017 está a chegar e estes êxitos trazem-nos ainda mais responsabilidade, mas os nossos atletas prometem defender os títulos conquistados nesta época, quer individual quer colectivamente, aproveitando esta oportunidade para desejar a todos os associados a amigos um Feliz e Santo Natal e um Novo Ano recheado de coisas boas.