A ADFA – Associação de Deficientes das Forças Armadas, iniciou a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre 2017 no Meeting de Orientação do Centro, a primeira das 12 provas que compõem o calendário Nacional e que se realizou nos dias 14 e 15 de janeiro no concelho de Leiria, na freguesia de Coimbrão, mesmo juntinho à Lagoa da Ervideira que serve de fronteira entre a mata do pedrogão e do urso, a norte do Pinhal de Leiria.

A organização coube ao Clube de Orientação do Centro (COC- Leiria), sob a égide da Federação Portuguesa de Orientação, contando com a participação de mais de 450, representando Portugal, Espanha e Suiça.

Com uma muito boa organização e num mapa com grande exigência técnica, onde qualquer desatenção se revelava fatal para as aspirações dos participantes, a nossa equipa entrou com o pé direito arrasando a concorrência, obtendo várias vitórias individuais que culminaram com a vitória colectiva e com uma larga vantagem sobre todas as outras equipas participantes.

De relevar a vitória da jovem Filipa Rodrigues, que em estreia no escalão de elite feminina (o mais competitivo deste género) levou de vencidas todas as suas adversárias bem mais experientes nestas andanças.

A ADFA participou com 37 atletas, cuja deslocação só foi possível graças à cedência de transporte por parte da unidade militar aqui sediada, sem a qual seria muito difícil a nossa participação.