Decorreu nos dias 13 e 14 de Fevereiro, a terceira prova do calendário da Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre e evento da Liga Mundial, pois a prova de dia 13 pontuou para o Wold Ranking Events – WRE.

A organização foi da responsabilidade do GD4C (Grupo Desportivo 4 Caminhos), da FPO (Federação Portuguesa de Orientação) e IOF (Federação Internacional de Orientação).

Falamos do Norte Alentejano “O” Meeting, que decorreu na zona de Castelo de Vide, terra que viu nascer o então capitão de Abril, Salgueiro Maia.

Os dias estiveram frescos, com muita chuvinha, próprios do “inverno boreal” a pedirem gorro, luvas, sobretudo, botas, guarda chuva, mas desfrutou-se de um óptimo mapa, cujo terreno apresentava zonas labirínticas, proporcionando aos atletas variadíssimos formas de locomoção entre correr, saltar pedras, passar as linhas de água, as falésias e muitas vezes resvalar, pois o solo estava bastante encharcado.

Na orientação desfrutam-se destes cenários maravilhosos, em que o atleta tem que decidir por onde vai segunda a sua interpretação feita em função do mapa/terreno e das variáveis físicas e cognitivo/mentais que são as mais importantes neste tipo de desporto.

Estavam inscritos no NAOM, cerca de 1040 atletas, com muitos nórdicos da elite mundial da orientação, em representação de 21 clubes.

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas ADFA esteve presente, com 38 atletas.

A ADFA alcançou o 2º lugar na classificação coletiva.

Individualmente realçam-se os atletas, com lugar no pódio:

Ricardo Esteves 2º – H 20;

Jorge Correia 1º – H 40;

Alexandre Reis 3º – H 45

Um especial agradecimento à unidade militar sediada em Évora, que nos cedeu transporte para esta deslocação

A ADFA inicia no fim de semana de 5 e 6 de Março a Taça de Portugal de OriBTT, com o “BOM MTBO WRE 2016 – BAIRRADA “O” MEETING MTBO WRE 2016”, prova do WRE World Ranking Events.